Nos dias atuais o desejo de muitas pessoas é ficar em forma e com tantas dietas no mercado, elas tem a opção de escolher qual seria a mais indicada para chegar ao seu objetivo.

A dieta sem glúten, por exemplo, tem conquistado muitas pessoas, elas simplesmente cortam alimentos que contem a proteína do glúten que está presente no trigo centeio, cevada, malte e aveia e que são feitos alimentos como pães, tortas, bolos, biscoitos, pizza, lasanha dentre outros.

Mais para muitos especialistas cortar totalmente o glúten da sua alimentação pode causar alguns riscos afetando diretamente a sua saúde. Pessoas que cortam totalmente esses alimentos perdem nutrientes como vitaminas, minerais como o zinco, fósforo e cálcio que são encontrados na maior parte dos carboidratos. Existe vida após o glúten?

gluten

O glúten por ser um carboidrato irá te dar mais sensação de saciedade evitando que o individuo coma outros alimentos em excesso, você pode sim incluir o glúten na sua alimentação dando mais preferencia as opções integrais como pães integrais, biscoitos integrais, tortas integrais e lembrem-se alimentos sem glúten tem um custo beneficio mais alto que os tradicionais além de serem calóricos.

 Os benefícios de consumir alimentos com glúten são:

Principal fonte de energia: Quando consumimos carboidratos temos mais disposição para realizar afazeres são eles que ira fornecer fontes de energias que são importantes para a realização de atividades como andar, correr, praticar algum exercício físico ou trabalhar.

Proteção para os músculos: Quando não ingerimos glúten há uma grande falta de carboidratos deixando o nosso músculo vulneráveis e assim é preciso que o nosso corpo recorra às energias das proteínas para se recuperar das lesões, e se tiver carboidratos os músculos ficam mais fortes sem precisar utilizar as proteínas.

Aliado do humor e bem-estar: A diminuição do consumo de carboidratos pode afetar a produção de serotonina, um neurotransmissor capaz de influenciar o humor e o bem estar dos indivíduos.

Sabendo escolher os alimentos certos é possível consumir glúten de forma moderada sem prejudicar a sua saúde.